segunda-feira, 3 de abril de 2023

Máquina ao realizar a digitalização dos documentos reinicia automaticamente

Fabricante: Canon

Modelo: iRADV525

Técnico: Marcio Nogarolli / Érivan (Omega)
Problema: Máquina ao realizar a digitalização dos documentos reinicia automaticamente
Causa: Capacitor da placa fonte danificado "estufado"
Solução: Após análise da rede elétrica não foi detectado qualquer tipo de variação, identificado porém ao remover o cartucho, liquido semelhante ao de capacitor em análise mais detalhada foi removida a placa fonte e detectado capacitor danificado.



Evidencia de vazamento do líquido do capacitor ao remover o toner


Evidencia de vazamento do líquido do capacitor ao remover o toner

Placa Fonte

Capacitor Estufado

Mensagem de erro no painel: "Origem papel tem de ser verif. (Contacte rep. assist.)"

Fabricante: Canon
Modelo: iPRC700
Técnico: Otávio / Marcio Nogarolli
Defeito: Mensagem de erro no painel: "Origem papel tem de ser verif. (Contacte rep. assist.)"
Causa: Engrenagem de elevação da gaveta quebrada e não sobe o papel para permitir a identificação do mesmo e o apanhamento
Solução: Substituída a engrenagem danificada
Mensagem de erro no painel

Comparativo entre as engrenagens

Atolamento de Papel Jam "0190", impressão em branco e acusa obstrução no painel

Fabricante: Canon
Modelo:iRADVC3530
Problema: Apresenta atolamentos constantes Jam "0190", impressão em branco e acusa obstrução no painel.
Causa: Essa linha de máquina possui um recurso chamado AUTO-OUT, quem impede que o papel fique obstruído dentro do equipamento ou seja toda a vez em que um papel não atingir o respectivo tempo para acionamento do próximo sensor ele considera aquele papel como obstruído e o expulso sem gerar a imagem sobre a folha expulsando em alguns momentos folhas em branco.
O Código de obstrução "0190" está diretamente relacionado a essa função, toda a vez que o papel não atinge o sensor de registro PS22 no tempo especificado a máquina ejeta o papel sem formação de imagem.
Com o passar do tempo as peças internas do equipamento se desgastam e mínimos atrasos passam a ocorrer, até que o sensor PS22 seja atingido, nota-se que a margem de tolerância para atrasos é mínima o que impacta em diversas "obstruções" por esse motivo.
Nem mesmo a limpeza do conjunto é capaz de impedir que as obstruções voltem a ocorrer, desta forma faz-se necessário aplicar a atualização de firmware, que foi aplicada em mais de 5 equipamentos com sucesso, após o update a máquina passou a imprimir normalmente, acredita-se que a margem de tolerância da chegada do papel ao sensor PS22 tenha sido ampliada o que permite que a máquina imprima normalmente sem esse tipo de obstrução "0190" 
Solução: Aplicar a firmware mais atualizada possível, na data em que foi realizada essa postagem as versões de firmware são as seguintes
iRAC3530 de terceira geração a v39.08_PT 
iRAC3530 de primeira geração a v68.22.01_PT






Descrição da obstrução no Manual de serviço

Códigos de obstrução registrados pelo equipamento

Descrição do Recurso Auto-Out no Manual de Serviço, recurso, vem habilitado como padrão no equipamento em COPIER>OPTION>FNC-SW>AUTO-OUT

Disposição dos sensores no equipamento 

Versão do sistema 12.30 antes da atualização

Versão do sistema 39.08 após a atualização

segunda-feira, 13 de março de 2023

Código de erro 161.80

Fabricante: Lexmark
Modelo: XM3250
Técnico: Udo/Marcio Nogarolli
Defeito: Código de erro 161.80
Causa: A máquina nova recentemente instalada, apresenta a mensagem no painel erro 161.80, por conta de falha na conexão do terminal "JLIFT1" apresentar com mau contato na placa.
Solução: Notado que o conector estava levemente desencaixado e refeita a conexão do mesmo junto a placa. 




Código de erro 843.01

Fabricante: Lexmark
Modelo: XM3250
Técnico: Anderson Gusmões/Marcio Nogarolli
Defeito: Código de erro 843.01
Causa: A máquina nova recentemente instalada, apresenta a mensagem no painel erro 843.01, por conta de falha na conexão do terminal "JADF1" apresentar com mau contato na placa.
Solução: Notado que o conector estava levemente desencaixado e refeita a conexão do mesmo junto a placa. 




Procedimentos e Documentos necessários para garantia Lexmark

Fabricante: Lexmark
Modelo: Todos
Técnico: Marcio Nogarolli    
Defeito: Solicitação de garantia
Causa: Itens com mau funcionamento ou desgaste prematuro
Solução: Primeiramente entrar em contato com o suporte N2 para esgotar a possibilidade de solução do problema,
Entrar em contato com o Canal de atendimento da Lexmark pelo telefone: 
0800-7717166
O técnico que está realizando o atendimento deve ligar do próprio cliente, pois certamente serão solicitados procedimentos para a tentativa de resolução do defeito apresentado e alguns relatórios impressos do equipamento que precisam ser enviados em anexo Info do dispositivo, Estatística do dispositivo, Hystory information, página de configuração do menu foto da etiqueta que contem Serial e TLI.
A Lexmark irá enviar um e-mail semelhante a esse solicitando as seguintes informações:

Na devolução do e-mail para a Lexmark copiar o mesmo recebido da Lexmark para o seguinte endereço: suporte.n2@tecnoset.com.br e o endereço do e-mail do seu gestor de fila, para que possa juntamente acompanhar as tratativas.
Caso necessite do número da NF de compra da Lexmark pode solicitar ao gestor que pode obter a informação com o estoque.

segunda-feira, 6 de março de 2023

Densidade Claras nas impressões na impressões realizadas pelo driver PS

Fabricante: Canon

Modelo: iRA8105
Técnico: Anderson Ferreira / Rafael Santos
Defeito: Densidade Claras nas impressões
Causa: Ajustes internos no modo de serviço do equipamento
Solução: Habilitado o recuso de shading no modo de serviço e realizado os ajustes







Primeiro Habilitar a opção 2D-SHADE no modo de serviço
Ligar e desligar a máquina pra validar o ajuste




Imprimir a folha de amostra via MS>COPIER>FUNCTION>2D-SHADE>SHD-P1



Fazer as mudanças de acordo com o que vc precisa
Nesse caso não era a diferença de sombra, mas sim a impressão em densidade mais baixa via driver PS que a máquina não conseguia reproduzir




Antes



Após o ajuste realizado




Comparativo das imagens impressas