segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Impressão com baixa densidade impressões saem em meio tom apenas não atingindo a densidade necessária

Fabricante: Lexmark
Modelo: MX911
Técnicos: Marcio Nogarolli e Cássio Parceiro RS
Defeito: Impressões saem em tons de cinza, não atingindo a densidade máxima
Causa: Falha de alimentação de toner por obstrução do eixo sem sim que alimenta a tolva até a unidade reveladora
Solução:
- Realizado, a atualização de firmware aplicando a última firmware disponível no site da Lexmark
- Realizado limpeza do sensor de patch que lê os padrões na ITB
- Realizado desmontagem da tolva, realizado limpeza do sensor da tolva e removido eixo sem fim da unidade para limpeza
- Adição de toner forçada na unidade reveladora através de um funil para reestabelecimento do nível de toner com maior velocidade, a porção que deve ser colocada aproximadamente uma colher de sopa
- Realização dos passos de estabilização de imagem, clique no menu Configuração e, em seguida, navegue para: Estabilização automática de imagem > Adj. de alinhamento automático 
Amostra do defeito, áreas escuras saem em tom de cinza

Verificado que o toner estava sendo abastecido normalmente na tolva que estava cheia

Remoção do eixo sem fim que alimenta o toner da tolva na reveladora, para realização de limpeza

Adicionar o toner manualmente no interior da reveladora através desse duto, aproximadamente uma colher de sopa seria a medida de toner a ser inserida.

Erro abastecimento de Toner ou mensagem no painel: "Ocorreu um erro interno. O erro será apagado automaticamente" ou "An internal error has occurred. Error will be cleared automatically"

Fabricante: Konica Minolta
Modelo: Bhc300
Técnico: João Oliveira, Marcio Nogarolli, Wellington Parceiro SP
Problema: Painel exibe a mensagem de erro: "Ocorreu um erro interno. O erro será apagado automaticamente" ou "An internal error has occurred. Error will be cleared automatically" após abrir e fechar a tampa frontal a máquina volta a imprimir, juntamente com esse erro a densidade de impressão apresenta um tom mais claro.
Defeito: Ao enviar um job de impressão para o equipamento ela imprime  de 3 a 5 páginas e acusa o erro no painel, sem apresentar código de erro no painel.




Causa: Frasco de toner da cor preta foi substituído antes de finalizar e isso gerou erro de reconhecimento do nível de toner fazendo com o equipamento perdesse a referencia da quantidade de toner no frasco.
Com isso o nível de toner preto na unidade reveladora caiu para próximo a zero o valor ideal é acima de 5.
Solução:
-Acessado Modo de Serviço >  Counter > Service Call History (Data) e verificado no detalhamento de erros, o código relacionado ao nível de TCR baixo na cor preta.


- Acessado Modo de Serviço > State Confirmation > Level History 1 e verificado que os nível de toner preto estava próximo a 0
- Realizado a adição de toner forçadamente através do Modo de Serviço > Imaging Process Adjustment >Manual Toner Add
- Caso após a adição forçada a máquina permaneça com o nível de toner baixo, verificar se a garrafa de toner está girando e se a tolva está sendo abastecida por toner.
- Se a tolva estiver cheia de toner, verifique o eixo sem fim que transporta o toner da tolva para a reveladora
- Se estiver vazia verifique o sensor de toner da tolva, ele pode estar sujo, recomenda-se que seja feita a limpeza dele e a inversão com outra cor que esteja funcionando adequadamente, caso não haja um sensor novo durante a manutenção e observar como a cor do sensor invertido irá se comportar


Mensagem de erro: "Ocorreu um erro interno. O erro será apagado automaticamente" ou "An internal error has occurred. Error will be cleared automatically"

Valor apresentado na tela faz referencia ao nível de toner na unidade reveladora, quando está baixo representa que o toner não está sendo alimentado na unidade reveladora

Valor desejável de toner na unidade reveladora acima de 5%

Verificação visual se a tolva está abastecida com toner

Comparativo de tolvas da linha Bhc, na linha Bhc300 se o sensor estiver sujo a máquina entende que a tolva está cheia e não faz a alimentação de toner por esse motivo a inspeção visual é muito importante, bem como a manutenção e limpeza do sensor nessa linha

Dentro da unidade da tolva a balança que aciona o sensor pode estar frouxa ou até mesmo desencaixada isso vai impedir que o pulso seja enviado para a placa e a detecção de toner seja realizada, conforme o vídeo a seguir: 



Cartucho de toner não suportado Lexmark MS810DE

Fabricante: Lexmark
 Modelo: MS810DE
Problema: Erro de reconhecimento de toner - Cartucho não suportado
Causa: Segundo o descritivo o equipamento não lê toner de alta capacidade de 45K, apenas o toner de 25K
Solução: Utilizar a firmware da versão LW70 e utilizar modelo de toner com a capacidade aceitável do equipamento.de 25K, Código do toner compatível para esse modelo: TON1030 da Globalsupri

Mensagem Apresentada na Página do Browser de cartucho não suportado

Cartuchos Originais compatíveis com a MS810DE, extraído do site da Lexmark

Erro cartucho de toner não original, alteração na fabricação do frasco de toner realizada pelo fabricante que não possui chip nos novos lotes Multifuncional Canon linha IRADVC3530

Fabricante: Canon
Modelo:iRADVC3530
Problema: Exibe a mensagem no painel que o toner colocado não é original e pede pra confirmar no painel, após 10 impressões a mensagem é exibida novamente.
Causa: Falta de abastecimento de chips a nível mundial por conta da pandemia, obrigou o fabricante a fornecer as novas unidades de toner sem o chip, o que gera erro nos equipamentos.
Solução: Aplicar a última firmware disponível, na data em que foi realizada essa postagem a versão da firmware era a iRAC3530_v68.22.01_PT para a 1ª geração, firmware já preparada para ignorar a presença do chip no frasco, após a aplicação a mensagem é exibida uma única vez e após a confirmação a mensagem não aparece mais no painel.


Exemplo da mensagem de erro informada no Painel

Exemplo da mensagem de erro informada no Painel


Frasco de toner com chip, modelo antigo e Frasco de toner sem chip modelo novo

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Redefinir senha de Administrador no equipamento iR1643

Fabricante: Canon
Modelo: iR1643
Problema: Redefinir a senha padrão de Administrador
Causa: Administrador ou técnico definiu uma senha diferente da senha padrão que é 7654321
Solução: Realizar a redefinição da senha do usuário via modo de serviço da seguinte forma

Acesse o modo de serviço do equipamento conforme o vídeo abaixo:


Acessar os seguintes menus dentro do modo de serviço:

COPIER > FUNCTION > CLEAR > PLPW-CLR

Cortando as imagens de páginas digitalizadas pelo ADF

Fabricante: Konica
Modelo: Bhc308
Técnico: Danilo e Marcio Nogarolli
Defeito: Cortando as imagens com as digitalizações pelo ADF
Causa: Sujeira no Potenciomêtro das guias do ADF e Calibração no modo de serviço
Solução: Remoção do potenciomêtro, limpeza com alcool isopropílico e ajuste via modo de serviço para ajustar a referencia.

Deslocamento da imagem copiada





Atolamento na entrada do fusor código: 202.93 e falha na formação de imagem ( Equipamento Novo)

Fabricante: Konica e Lexmark
Modelo: Bhc300, Bhc287, Cx921 e Mx91/MX911
Técnico: Marcio Nogarolli, Pablo, Felipe, João Oliveira
Defeito: Atolamento no fusor e falha na formação da imagem
Causa: Erro ao executar o procedimento de instalação, ao invés de remover o item (chapa de metal) que trava o rolo de transferência, foi retirada apenas a fita que fica pressa a essa trava.

Solução: Executar o procedimento de instalação conforme o descrito no guia, fazendo a remoção da trava juntamente com a fita vermelha pressa na peça.



Atolamento na entrada do fusor

Má formação da imagem, nesse caso foi retirada apenas umas das travas que seguram a mola

Posição correta em que a mola deve estar



Trecho do Guia de Instalação Konica