segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Unidade EMBOSS Konica Minolta diferenças da ITB

Fabricante: Konica
Modelo: Apc6100
Técnico: Huendel, Hugo e Marcio
Defeito: Explicação sobre unidade EMBOSS descrita no Parts Catalog da Konica Minolta
Causa: Solicitado a compra de uma unidade EMBOSS e quando inserida no equipamento , apresentou a mensagem de incompatibilidade, não permitindo a impressão.
As unidade EMBOOS possuem algumas alterações para trabalhar especificamente com papéis texturizados, a colocação de uma unidade "EMBOSS" impede o funcionamento do equipamento com outros tipos de papel e permite que a máquina imprima apenas com papéis revestidos
Solução: Verificado todos os componentes que eram diferentes de uma unidade para a outra e descoberto que o principal agente para que a máquina bloqueie a unidade para papel texturizado está presente no conector que possui uma alteração na sua construção

Diferenças presentes no Manual de Parts


Substituindo o conector da Unidade foi possível alterar de uma unidade EMBOSS para uma unidade comum da Apc6100, existem outras diferenças, relacionadas ao tipo de material do rolo e terminais de polarização que não apresentaram diferença na qualidade de impressão.

Foi observado que todas as peças que são diferentes de uma unidade para outra possuem o início do código diferente e unidades EMBOSS iniciam-se com "A92WPN"

Segue o resumo dos itens diferentes marcados em Laranja:






Código de erro 03130031-2F1F

Fabricante: Canon
Modelo: iPF770
Técnico: Paulo (Alpa Parceiro)
Defeito: Código de erro 03130031-2F1F
Defeito: O equipamento apresenta o código de erro que está relacionado a unidade de purga da impressora, responsável pelo bombeamento da tinta até a cabeça de impressão, 
Causa: Nesse caso houve curto no sensor de 5V, rompendo assim o fusível SMD da placa principal

Tradução do texto do vídeo:
- Desmonte a unidade de purga
- Verifique e substitua o sensor óptico Sharp 57P S, aquele posicionado na parte de trás (no meu caso foi um curto-circuito e desativou a rede 5V)
- (Desligar) Remova a tampa traseira para verificar a placa-mãe
- (Desligar) Verifique o fusível CMS FU 2601 (ligado à rede 5v)
- Troque o fusível (É possível que outros sensores e redes de resistência também devam ser verificados) consulte os diagramas em "service-manual.pdf"

Observando o fusível SMD no detalhe é possível ver a inscrição "D" que indica a corrente suportada pelo mesmo, conforme a tabela abaixo:

Diferenças entre fusível e fusistor:

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Erro de comunicação da Matriz com a loja para acesso aos equipamentos via browser e NDD para a coleta de contadores, não responde ao comando Ping e não comunica com a rede - Filtro de IP ativado

Fabricante: Konica Minolta
Modelo: Bhc300
Técnico: Leonardo Pereira, Felipe Adans Inocêncio
Defeito: Caso Atacadão no cenário há um servidor local (Matriz) e as estações de trabalho nas lojas...as impressoras da matriz ela acessa via browser e conseguimos monitorar pela NDD; porém as máquinas das lojas, elas não acessam via browser e nem responde o comando ping e não monitoramos a comunicação da loja com a matriz... ela só acessa via browser no pc da própria loja. Não responde ao comando Ping na rede local.
Foi realizada visita presencial, e a infra do Atacadão afirma estar tudo liberado as comunicações, entre Servidor x Loja e Loja x Servidor
Causa: "Filtragem IP" ativada nas configurações da impressora
Solução: Após realizar o acesso ao ambiente o técnico Felipe Adans, constatou que o erro de comunicação ocasionado era relacionado a filtragem de IP que estava ligada, após a remoção da regra o equipamento passou a se comunicar como deveria.

Login como ADM > Network> TCP/IP Setting > Filtering Type > No Filtering > OK

Para alteração via painel, faça o seguinte procedimento:
 

Riscos na impressões apenas nas cores Amarela, Magenta e Cian, falha na parte central sempre no cabeçalho das respectivas cores, riscos na superfície da ITB, de forma prematura, valor do sensor de patch Preto muito elevado próximo de 700

Fabricante: Canon
Modelo: iPRC700, iRADVC7260
Técnico: Marcio Nogarolli
Defeito: Riscos na impressões apenas nas cores Amarela, Magenta e Cian, falha na parte central sempre no cabeçalho das respectivas cores, riscos na superfície da ITB, de forma prematura, valor do sensor de patch Preto muito elevado próximo de 700.
Causa: Barra de sustentação do sensor de patch preto, que fica junto ao conjunto do cilindro preto, sofre deformação, essa deformação faz com que o que deveria ser "reto" fique "curvo" e essa curvatura raspa a superfície da ITB.
Solução:
- Aplicar um fita dupla-face entre a barra de sensor de patch e a base de sustentação da unidade
- Aplicação de um calço, que fará com que a curvatura fique para o lado inverso ao da ITB a afastando da superfície da ITB e aproximando da chapa de apoio.
- Em último caso, troca do conjunto de sensor de patch preto FM0-4955-000 e realizar as ações preventivas acima para que o erro não venha a acontecer.

Amostras dos defeitos:


Amostras dos riscos que podem ocorrer na ITB caso a barra esteja com deformação

Amostra de documentos impressos, cabeçalho apresenta pequena falha e risco na impressão em destaque

Amostra de documentos impressos, risco apenas nos cilindro coloridos CMY e pulverização de toner nas outras cores

Sensor de patch Bk com valor elevado

Sensor de patch Bk com valor ideal

Localização do sensor de patch Bk, unidade de processo

Localização do sensor de patch Bk, no cilindro

Tipo de deformação causada na guia, levemente raspada

Aplicação de pequeno calço no canto, faz com que a envergadura fique para o outro sentido



Posição correta, é possível entre a barra de apoio e o sensor de patch aplicar uma fita dupla face fina para que o sensor fique colado a barra de apoio

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Habilitar painel remoto, acesso ao painel da impressora através de um computador local, indicado para suporte remoto e modo de serviço remoto

Fabricante: Canon
Modelo: Linha Imagerunner Advance
Técnico: Marcio Nogarolli
Defeito: Habilitar o painel remoto isso possibilita ao suporte N1 e N2 realizar acesso remoto para resets e identificar com clareza diagnósticos do equipamento remotamente
Causa: Possibilidade de acesso as funções do painel
Solução: Procedimento de habilitação do painel remoto utilizando a R.U.I

*Nota:Equipamentos imageRunner Advance DX não é necessário o cadastro de senha para acesso remoto

Acesse a interface remota "RUI" através do navegador de internet, digitando o IP do equipamento

Clique em "Settings/Registration"

Clique em "License/Other"

Clique em "Remote Operation Settings"

1. Clique na caixa de Diálogo de "Use Remote Operation"
2. Digite a senha padrão utilizada pela empresa "8599" nos dois campos
3. Clique em "Ok"

Após esses procedimentos, instale no computador do local de acesso o aplicativo "Remote Operation Viewer" que está no HFS

Acesse o HFS e acesse as pastas em:
Técnicos/_Canon/_Misc/Softwares/Remote Operation Viewer/v2.4.0 ou a versão mais atual disponível


Após instalar execute o Programa, ele vai solicitar o endereço de IP

Insira o endereço IP da máquina que deseja acessar e coloque a senha cadastrada nos itens anteriores

A máquina irá abrir o painel remoto para acesso completo as funções

Pra acessar o modo de serviço remotamente utilize a seguinte combinação de botões em sequencia:

Botão Reset(Amarelo)
Botão Setiings Registration (Circulo com Asterisco)
1
5
9
3
5
7
2
5
8
Botão Setiings Registration (Circulo com Asterisco)

Desligar o sensor de presença (movimento) para evitar desgaste prematuro das peças na linha Image Runner Advance

Fabricante: Canon
Modelo: Linha Imagerunner Advance
Técnico: Marcio Nogarolli
Defeito: Desgaste prematuros de peças, durabilidade reduzida em relação ao que é previsto
Causa: Sensor de movimento ativo, toda a vez que o usuário passa próximo a máquina ela liga e gira os sistemas internos, ocasionando desgastes das peças sem realizar nenhuma impressão.
Solução: Desativar o sensor de movimento via modo de usuário, para que o giro "vazio" não ocorra mais

Acesse o modo de Usuário, clicando em Additional Functions

Selecione "Preferencias"

Selecione "Programações temporizador/energia"

Clique nas seta para baixo até a página 4/4

Clique em "Usar sensor mov."

Altere de "Ligado" para "Desligado" e clique em "Ok"

Atolamento da Guia de saída do fusor (EM TESTE)

Fabricante: Lexmark
Modelo: X792
Técnicos: Fernando Candeo, Lourival e Marcio Nogarolli
Defeito: Atolamento na saída do fusor, quando irá realizar a entrega do papel, se for uma impressão frente e verso, o primeiro lado é impresso corretamente e ao entregar a folha na área externa o papel atola.
Causa: Sistema antirruído da guia de saída, se disolve e fica apenas a cola que acaba retendo a guia e não abrindo dentro da temporização correta
Solução: Removido toda a cola do adesivo e adicionado um pequeno pedaço de EVA, para impedir o ruído e melhorar a angulação da guia diminuindo o esforço (EM TESTE)

Atolamento na Guia de Saída


Guia de saída Lexmark X792


Anti-ruído da guia de saída do fusor