segunda-feira, 6 de março de 2023

Não inicializa e a barra de progresso fica estacionada entre 25% e 50%

Fabricante: Konica Minolta    
Modelo: Bhc300
Técnico: Otávio/Marcio Nogarolli/ Felipe/ Luiz Cláudio
Defeito: Não inicializa e a barra de progresso fica estacionada entre 25% e 50%
Causa: Segundo relatos dos operadores após consecutivas quedas de energia o equipamento apresentou o sintoma e a barra ficou estática na condição de 50%
Solução: Em um caso semelhante em Salvador , foi realizado a troca da Placa Memória STRGB Konica Bhc300 -AA2JM72702 e a atualização do equipamento na sequencia.



Neste caso em específico que está sendo acompanhado pelo fabricante, o técnico Otávio, fez a atualização de firmware e notou que a barra de progresso mudou de posição saiu de 25% para 50% após a atualização 


Na sequencia foi aplicado a firmware especial de diagnóstico na versão AA2J0Y0-F000-GXX-28 o e não apresentou nenhum erro


Apresentou apenas a seguinte mensagem: "If the MFP does not boot up download fw" (Se o MFP não inicializar, baixe fw)
Diante dos fatos foi estabelecido contato com o fabricante que realizou o envio de um arquivo Recovery, para que seja aplicado na Multifuncional

Antes de aplicar o Recovery foi recomendado que sejam removidos as placas e memórias do equipamento e devidamente limpas para que sejam evitados erros.
Após a limpeza e permanecendo o erro aplique a Recovery Firmware.

O resultado da aplicação do recovery ainda não pode ser avaliado e será informado na sequencia, no caso de Salvador a máquina só voltou a funcionar depois da troca da Placa Memória STRGB Konica Bhc300 -AA2JM72702 e a atualização do equipamento na sequencia.

O procedimento de geração do Recovery só está disponível para o suporte do fabricante e deve ser solicitado sempre que necessário por email por técnicos que possuem o treinamento no fabricante.

quarta-feira, 1 de março de 2023

Código de erro C3101 e ruído na área no fusor no final do ciclo de impressão

Fabricante: Konica Minolta    
Modelo: Bhc300
Técnico: Marcio Nogarolli / Parceiro
Defeito: Código de erro C3101 e um ruído na área do fusor
Causa: Base de encaixe do fusor mal posicionada, Sensor PS38 danificado, engrenagem quebrada, dano na unidade fusora, sem posibilidade de reparo.
Solução: Soluções possíveis descritas no post abaixo





Referente ao código de erro mencionado C3101: Pressure roller pressure failure, segue alguns pontos no equipamento para verificação: 

É fundamental que a máquina esteja com a última firmware disponível pelo fabricante, antes de realizar qualquer manutenção faça as atualizações necessárias.

Unidade de fusão _ Fusing pressure home sensor (PS38) / PS38 I/O check, sensor check_ esse sensor para testes,  há possibilidade de inversão com outra unidade de fusão . Caso identificado problemas no sensor PS38 _ necessário troca do mesmo. Não possui PN, deve ser retirado de unidades usadas ou de outro setor da máquina.




Boletim técnico referente Bhc300i aplique no equipamento verifique o comportamento: 

https://drive.google.com/file/d/1UKPkAy3LRdtjY7JPmDvVP-YgzlDdeS8S/view?usp=sharing

Em relação ao sintoma , já realizamos suporte para outra parceira na qual unidade de fusão na sua base (frame) _ estava um pouco fora de alinhamento.

 

Recomendamos a retirada da unidade de fusão , caso os procedimentos acima não surtirem efeito e verificar base frame de encaixe da mesma.

Identificando  o sintoma , desinstale a unidade de fusão + unidade fusing drive unit _ realize ajustes na base Frame da seguinte maneira:


[Service Mode] -> [State Confirmation] -> [Load Check] < operation check>  Check code: 45

 Multi code: 7, 8, 9 _ são os testes para movimentação do item _ Fusing pressure   motor (M11) para identificar caso esteja apresentando alguma falha no item. 

OBS: Recomendamos que para as verificações e ações no equipamento , sejam realizados por técnicos com treinamento nos equipamentos Konica Minolta. 

Nesse caso em específico a máquina apresenta eventualmente o código de erro, ela está operando normalmente e quando ela encerra o ciclo de impressão faz o ruído a seguir, foi enviado uma unidade fusora para a realização de teste, já tivemos um outro caso semelhante que só foi solucionado com a troca da unidade fusora.

È fundamental observar se o fusor está no período de garantia, e caso esteja realizar o processo conforme o procedemimento deste link:

https://suportetecnoset.blogspot.com/2023/02/documentos-necessarios-para-garantia.html

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Linhas paralelas a borda de ataque a 17,5 cm da borda de ataque com nuance bem suave

Fabricante: Canon
Modelo: iPRC700
Técnico: Jefferson / Otávio /Anderson Ferreira
Defeito: Linhas paralelas a borda de ataque a 17,5 cm da borda de ataque
Causa: Guia do fusor, apresenta uma condição para papel fino e outra para papel espesso, até então desconhecida, situação tornou-se conhecida após acionamento do suporte do fabricante.
Solução: Atualização da guia do fusor para diferenciação de mídias finas e espessas, para reduzir ou eliminar as linhas nas impressões, realizado a compra do item FM1-V441-000 para solucionar o problema, atualização de firmware e inversão da fibra do papel.


Códigos relacionados a base do fusor:

FM1-P430-000 - UNIDADE BASE FUSOR COMPLETA COM GUIA PARA PAPEL FINO
FM1-V437-010 - UNIDADE BASE FUSOR COMPLETA COM GUIA PARA PAPEL FINO
FM0-1373-010 - UNIDADE BASE FUSOR COMPLETA COM GUIA PARA PAPEL ESPESSO
FM1-V441-000 - GUIA SEPARAÇÃO BASE FUSOR PAPEL ESPESSO CANON IPRC700 (Pode ser aplicada em qualquer base de fusor, para papel fino ou espesso)
Foi solicitado ao fabricante o PN da GUIA SEPARAÇÃO BASE FUSOR PAPEL FINO CANON IPRC700, porém fomos informados que tal guia não possui PN.





Após a realização da troca da Guia o defeito permaneceu da mesma forma, foi solicitado então a firmware mais recente para o equipamento em questão iPRC650 que agora está na versão 45.01




Realizado a atualização do sistema e permaneceu da mesma forma com as manchas, foi necessário realizar a troca do papel com a fibra invertida, desta forma o papel ficou mais maleável e não marcou as impressões, com a respectiva mancha.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Procedimentos e Documentos necessários para garantia Konica Minolta

Fabricante: Konica Minolta
Modelo: Todos
Técnico: Marcio Nogarolli    
Defeito: Solicitação de garantia
Causa: Itens com mau funcionamento ou desgaste prematuro
Solução: Lista de documentos necessários para envio de garantia o técnico tem atribuição de coletar as informações necessárias, Certificado de garantia, Report USB, Amostra do defeito e realizar o preenchimento do laudo com as informações e colocar todos itens junto a caixa do item que será solicitado a garantia.


Clique na imagem acima para verificar quais os documentos necessários

Clique na imagem acima para baixar o Laudo Técnico que deve ser preenchido e colocado juntamente com os demais documentos exigidos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Código de erro C-3905 relacionado ao aquecimento da unidade fusora

Fabricante: Konica Minolta
Modelo: 
Técnico: Anderson Ferreira
Defeito: Erro de temperatura no fusor C-3905
Causa: Mau funcionamento do thermistor
Solução: Realizado as medições dos sensores de temperatura e realizado a troca do item que apresentava, valores diferentes.
Konica Apc6100

Descrição código de erro no manual

Thermistor 65AA88010

Ao medir com o Multímetro foi detectado que uma das vias relacionada a cor Branca apresentava valores Iguais a 0 o thermistor é composto por 3 vias as seguir:


Medições do Thermistor Defeituoso:
Branco/Preto = 0 ohms
Branco/ Azul = 0 ohms
Preto/Azul = 366 ohms

Medições do Thermistor em perfeitas condições:
Branco/Preto = 708 ohms
Branco/ Azul = 354 ohms
Preto/Azul = 352 ohms

Com as medições foi possível detectar que o thermistor estava com o componente ligado ao fio branco com defeito.

Código de erro identificação da mídia Plotter HP T830

Fabricante: HP
Modelo: T830
Técnico: Otávio
Defeito: Erro de identificação de mídia
Causa: O Sensor de posicionamento de papel que fica na cabeça de impressão, a escova de limpeza e alguns componentes da purga estavam sujos de tinta, a escova que tem a função de limpeza do sensor, estava carregada de tinta, ao invés de limpar está sujando ainda mais
Solução: Limpeza de todo o sistema da unidade da purga e do multisensor

Plotter Hp T830




Mensagem que aparece no painel na tentativa da máquina ler a mídia

Local onde o papel fica posicionado quando o erro acontece

Funcionamento do sensor

Condição de sujeira da unidade de purga

Condição de sujeira da unidade de purga

Posicionamento do sensor

Itens removidos do conjunto da cabeça de impressão para a limpeza

Código de erro C-C181 de forma intermitente

Fabricante: Konica Minolta    
Modelo: Bhc280
Técnico: Jefferson / Jonathan
Defeito: Código de erro C-C181
Causa: Após algumas impressões a máquina apresenta o código de maneira intermitente, com a versão de firmware G00-C6
Solução: Desmontagem das placas controladoras e limpeza e atualização de firmware para a versão mais atual G00-D2

Código de erro apresentado C-C181

Detalhamento do erro no manual de serviço

Documentação diz que o pendrive teria que ter no máximo 4Gb, porém foi possível atualizar com um pendrive de maior capacidade de 8Gb


Pendrive de 8Gb utilizado para a atualização